International Stadium, em Yokohama , Japão
A final do Campeonato do Mundo FIFA de 2002 foi disputada no dia 30 de junho, entre a Seleção Brasileira e a Seleção Alemã. Foi a primeira vez que as duas equipas se confrontaram numa Campeonato do Mundo, a sétima vez que a Alemanha disputou uma final de Campeonato do Mundo, e a sexta do Brasil (sendo a terceira de forma consecutiva), já que em 1950 não houve uma final propriamente dita, e sim uma rodada final de um quadrangular.
No final dos 90 minutos, o Brasil venceu a Alemanha por 2–0, com Ronaldo Nazário sendo o autor de ambos os golos. Com isso, o Brasil tornou-se pentacampeão mundial, feito até hoje não igualado por mais nenhuma seleção. A Alemanha perdeu a final do Campeonato do Mundo pela quarta vez, mais um recorde no torneio.
O Brasil tornou-se, também, a primeira equipa a conquistar o Campeonato do Mundo em 3 continentes diferentes (Europa, Ásia e Américas), feito igualado em 2014 pela Alemanha.
Ao vencer todos os 7 jogos dentro dos 90 minutos regulamentares, o Brasil igualou um feito somente conseguido uma única vez na história das Mundiais: em 1970, a Seleção Brasileira também vencera todos os seus jogos (naquela ocasião, porém, a Seleção disputou 1 jogo a menos). Esse feito só aconteceu essas 2 vezes até hoje. Foi ainda a segunda e última vez que uma Seleção chegou a terceira final consecutiva, permitindo que o lateral Cafu disputasse sua terceira final consecutiva, feito até então único e ainda não igualado por ninguém.
0 Revoir