Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil
A final do Campeonato do Mundo FIFA de 2014 foi realizada a 13 de julho. Foi a segunda final de mundial disputada no estádio após a definição do Campeonato do Mundo FIFA de 1950 entre Brasil e Uruguai, vencida pelos uruguaios por 2 a 1.
Foi disputada entre Alemanha e Argentina, numa partida que repetiu decisões de duas edições anteriores do Campeonato do Mundo (em 1986 com vitória argentina e em 1990 com vitória alemã) e tornando-se a final mais repetida da história. Foi também a segunda vez que uma seleção se tornou finalista com mais do que o dobro do número de golos marcado pelo rival na campanha (a outra foi em 1990). No geral esta foi a oitava final da Alemanha e a quinta da Argentina.
A Alemanha conquistou o título pela quarta vez, a primeira após a reunificação, após vencer o jogo por 1–0 no prolongamento. Foi a primeira conquista de uma equipa europeia no continente sul-americano. Além disso, Miroslav Klose tornou-se um dos 7 jogadores a terem conquistado ambas medalhas de ouro, de prata e de bronze em Campeonatos do Mundo FIFA.
0 Reseña